Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Início do conteúdo

Ato de assinatura de termos de cooperação e ordens de início do Programa Desassorear RS reúne representantes de 19 municípios

Com as novas assinaturas, o programa passará a contar com 40 frentes de trabalho simultâneas

Publicação:

01 04 25   ASSINATURA PROGRAMA DESASSORIAR   VINICIUS MEDEIROS 54 (3)
O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado. - Foto: Foto: Vinícius Medeiros

O primeiro dia do mês de abril, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), marcou o início de mais uma fase importante do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS). Na manhã desta terça-feira, prefeitos de 19 cidades gaúchas compareceram à solenidade de assinatura da ordem de início e dos termos de cooperação do programa. 

A abertura da solenidade contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano em exercício, Fernando Classmann; do diretor do Departamento de Apoio às Cidades da Sedur (DAC), Edinei Pavão; e dos deputados Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon e Luiz Carlos Busato. 

O diretor do DAC destacou que a equipe técnica da Sedur tem trabalhado incansavelmente para agilizar todos os trâmites necessários para o início dos trabalhos nos municípios. Com as assinaturas realizadas, o programa passará a contar com 40 frentes de trabalho simultâneas.

A Sedur é responsável pelo Eixo 1 do Desassorear RS, que conta com investimento de mais de R$ 301 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e está voltado para recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem. Até o momento, foram retirados mais de 200 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios e sistemas pluviais de cidades gaúchas.

De acordo com o secretário Fernando Classmann, o programa representa um compromisso do Governo do Estado com os municípios que já sofreram com o transbordamento dos seus rios, e que agora contam com apoio da esfera estadual para trabalhar com foco na prevenção e mitigação de danos, fato reiterado pelo prefeito de Pântano Grande, Mano Paganotto.

“Agradecemos muito ao governador Eduardo Leite e a todos os envolvidos no programa Desassorear, pois sinto que estamos trabalhando juntos pela reconstrução Rio Grande do Sul, e sem essa ajuda seria impossível. A minha palavra aqui é gratidão. Gratidão ao Governo do Estado por olhar para municípios pequenos como o nosso, que sofrem bastante com esse tipo de problema”, afirmou Paganotto.

WhatsApp Image 2025 04 01 at 15 18 19 (1)
Prefeitos de 19 cidades gaúchas compareceram à solenidade. - Foto: Matheus Miranda - Ascom/Sedur

Estiveram presentes no evento, para as assinaturas e entregas dos planos de trabalho, representantes das cidades de São José do Hortêncio, Caxias do Sul, Tapes, Picada Café, Cerro Grande do Sul, Teutônia, Soledade, Maquiné, Boqueirão do Leão, Coqueiro Baixo, Mato Leitão, Farroupilha, Barra do Rio Azul, Charrua, Ponte Preta, Canoas, Santo Antônio da Patrulha, Iraí e Pântano Grande.

O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado lançado em 2024, que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica. O Eixo 2 do programa será implementado em etapa posterior pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), contemplando rios de médio e grande porte.

Texto: Paulo César Pedroza - Ascom/Sedur

SEDUR