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Caminho do Meio

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Caminho do Meio

Em que consiste o projeto?

O projeto Caminho do Meio prevê a duplicação de vias estruturais ao longo de 23,2 km, tendo em vista as rotas diárias de deslocamento populacional realizada entre os municípios de Alvorada, Viamão e Porto Alegre, com grande número de usuários nas horas de pico. Assim, o trecho total da intervenção serve como rota alternativa da RS 040.  

Nos últimos anos, o aumento significativo de investimentos em habitação, somado ao crescimento de veículos, acaba por saturar a via, causando longos congestionamentos e, consequentemente, o aumento no tempo de deslocamento de seus usuários. 

Essa intervenção apresenta-se como uma alternativa de acesso ao centro de Porto Alegre e ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. No município de Alvorada, além de facilitadora do transporte coletivo, fazendo viagens entre este último e Viamão, será uma alternativa de acesso a Porto Alegre através da Avenida Assis Brasil – via que atualmente apresenta fluxo intenso de veículos – na região norte da capital. Ainda, essa alternativa prevê a possibilidade de retirar o trânsito entre Alvorada e Viamão da circulação por Porto Alegre. A avenida Frederico Dhil e a estrada Caminho do Meio são também muito utilizadas no período de férias para escoar o trânsito em direção ao litoral. 

O que as obras contemplam?

  • Duplicação da via;
  • Faixa para ônibus;
  • Recuo para ônibus;
  • Paradas de ônibus;
  • Canteiro Central;
  • Passeio Público;
  • Ciclovia;
  • Sinalização;
  • Acessibilidade;
  • Iluminação;
  • Drenagem.

Principais objetivos:

  • Duplicar 23,2 km de via, incluindo a construção de faixa exclusiva para ônibus, canteiro central, uma ciclovia lateral com dimensões de circulação para ida e volta e passeio público em ambas laterais da via. Além de novas paradas de ônibus com recuo para embarque e desembarque, iluminação, drenagem, sinalização e paisagismo.
  • Intervir estruturalmente nas vias, de forma a qualificar o serviço de transporte público coletivo, o deslocamento de veículos, pedestres e ciclistas. As obras devem causar um forte impacto no desenvolvimento urbano e econômico das cidades contempladas, bem como na qualidade de vida da população. As alterações são capazes de trazer segurança e significativa redução dos atrasos dos transportes coletivos, bem como elevação da velocidade média do tráfego do local.

Área de abrangência

TRECHO 1: AV. PROTÁSIO ALVES - 3,2 km - Av. Saturnino de Brito até a Av. Manoel Elias. 

TRECHO 2: AV. PROTÁSIO ALVES - 4,1 km - Av. Manoel Elias até Divisa de Porto Alegre / Alvorada. 

TRECHO 3: ESTRADA CAMINHO DO MEIO - 5,9 km - Divisa de Porto Alegre / Alvorada até o Entroncamento da RS 040. 

TRECHO 4: ESTRADA FREDERICO DIHL - 10 km - Entroncamento da RS 040 até entroncamento da Av. Presidente Getúlio Vargas. 

Estimativa de custos da obra:

 R$ 230,80 milhões

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