Caminho do Meio
Em que consiste o projeto?
O projeto Caminho do Meio prevê a duplicação de vias estruturais ao longo de 23,2 km, tendo em vista as rotas diárias de deslocamento populacional realizada entre os municípios de Alvorada, Viamão e Porto Alegre, com grande número de usuários nas horas de pico. Assim, o trecho total da intervenção serve como rota alternativa da RS 040.
Nos últimos anos, o aumento significativo de investimentos em habitação, somado ao crescimento de veículos, acaba por saturar a via, causando longos congestionamentos e, consequentemente, o aumento no tempo de deslocamento de seus usuários.
Essa intervenção apresenta-se como uma alternativa de acesso ao centro de Porto Alegre e ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. No município de Alvorada, além de facilitadora do transporte coletivo, fazendo viagens entre este último e Viamão, será uma alternativa de acesso a Porto Alegre através da Avenida Assis Brasil – via que atualmente apresenta fluxo intenso de veículos – na região norte da capital. Ainda, essa alternativa prevê a possibilidade de retirar o trânsito entre Alvorada e Viamão da circulação por Porto Alegre. A avenida Frederico Dhil e a estrada Caminho do Meio são também muito utilizadas no período de férias para escoar o trânsito em direção ao litoral.
O que as obras contemplam?
- Duplicação da via;
- Faixa para ônibus;
- Recuo para ônibus;
- Paradas de ônibus;
- Canteiro Central;
- Passeio Público;
- Ciclovia;
- Sinalização;
- Acessibilidade;
- Iluminação;
- Drenagem.
Principais objetivos:
- Duplicar 23,2 km de via, incluindo a construção de faixa exclusiva para ônibus, canteiro central, uma ciclovia lateral com dimensões de circulação para ida e volta e passeio público em ambas laterais da via. Além de novas paradas de ônibus com recuo para embarque e desembarque, iluminação, drenagem, sinalização e paisagismo.
- Intervir estruturalmente nas vias, de forma a qualificar o serviço de transporte público coletivo, o deslocamento de veículos, pedestres e ciclistas. As obras devem causar um forte impacto no desenvolvimento urbano e econômico das cidades contempladas, bem como na qualidade de vida da população. As alterações são capazes de trazer segurança e significativa redução dos atrasos dos transportes coletivos, bem como elevação da velocidade média do tráfego do local.
Área de abrangência
TRECHO 1: AV. PROTÁSIO ALVES - 3,2 km - Av. Saturnino de Brito até a Av. Manoel Elias.
TRECHO 2: AV. PROTÁSIO ALVES - 4,1 km - Av. Manoel Elias até Divisa de Porto Alegre / Alvorada.
TRECHO 3: ESTRADA CAMINHO DO MEIO - 5,9 km - Divisa de Porto Alegre / Alvorada até o Entroncamento da RS 040.
TRECHO 4: ESTRADA FREDERICO DIHL - 10 km - Entroncamento da RS 040 até entroncamento da Av. Presidente Getúlio Vargas.
Estimativa de custos da obra:
R$ 230,80 milhões