Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Início do conteúdo

Audiência Pública discute revisão do Plano Diretor de Encantado nesta quarta-feira (23/4)

O trabalho é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sedur, com apoio técnico da Univates

Publicação:

IMG 1913 (1)
Na ocasião, ressaltou-se a importância do plano diretor para se pensar no futuro da cidade. - Foto: Equipe Sedur

Nesta quarta-feira (23/4), foi realizada uma audiência pública para discutir o processo de revisão do Plano Diretor do município de Encantado, no Vale do Taquari. O trabalho é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), com apoio técnico da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Tendo como foco a participação popular, o encontro contou com a presença de representantes de entidades, vereadores e população em geral.

Após a apresentação dos materiais desenvolvidos e em desenvolvimento pela Univates, as falas dos presentes parabenizaram o trabalho que está sendo realizado pela universidade junto ao Governo do Estado. Além disso, foi ressaltada a importância do Plano Diretor para se pensar no futuro da cidade, bem como o perfil que se quer para Encantado diante do cenário de emergência climática. 

Na ocasião, foi apontado que o município está crescendo muito no sentido oeste, no Bairro Lambari e entorno, contudo esta região não possui ligações viárias entre um loteamento e outro, sendo necessário planejar e prever vias para evitar problemas futuros de mobilidade urbana. Também foram levantadas questões sobre a valorização do turismo e a preservação da paisagem no município. Em resposta, a equipe técnica mencionou a importância de se definir o que se quer para a cidade e como será feita esta preservação.

Outras questões sobre áreas de risco foram mencionadas pela população, questionando quais estratégias poderiam ser utilizadas em situações específicas de algumas áreas/terrenos. Em resposta, a equipe técnica apontou que, para projetos específicos, são necessários estudos técnicos e levantamentos de campo acerca da realidade de cada local. 

Durante o encontro, representantes da comunidade mencionaram a importância da realização de audiências em outros locais, bairros e comunidades, com o objetivo de alcançar um número maior de pessoas. A equipe técnica mencionou que a proposta inicial era de realização de audiências também na área rural e sugeriu que para as próximas isso seja efetivado; mencionando ainda que outras estratégias de participação podem ser adotadas se for o desejo do município e da população, como oficinas com crianças e idosos e também a possibilidade de formulários online de coleta de opiniões. 

Na audiência, os técnicos da Univates informaram o e-mail oficial da equipe dos planos diretores, por meio do qual podem ser recebidas contribuições constantemente. 

Edição: Paulo César Pedroza / Ascom-Sedur

Com informações da Univates

SEDUR