Governo do Estado assina portaria que institui conselho para gerir obras de contenção contra cheias
Entre as obras previstas, estão os diques de proteção de Eldorado do Sul e no Arroio Feijó, que protegem Porto Alegre e Alvorada
Publicação:
Mais um passo importante para o fortalecimento dos sistemas de contenção contra cheias do Rio Grande do Sul foi dado nessa terça-feira (17/9). O governador do Estado, Eduardo Leite, assinou em Brasília a portaria federal que cria o conselho de gestão de projetos. Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficou acordada a decisão de uma gestão conjunta entre os governos estadual e federal.
As iniciativas terão planejamento, contratação e execução pelo Estado, com aporte de R$ 6,5 bilhões por parte da União. Entre as obras previstas, estão os diques de proteção de Eldorado do Sul e no Arroio Feijó, que protegem Porto Alegre e Alvorada.
“O conselho vai fazer o acompanhamento das obras e a gestão da liberação dos recursos, especialmente olhando para as obras de contenção das cheias. O governo federal já anunciou que vai disponibilizar pelo menos R$ 6,5 bilhões para um fundo. Esses recursos vão financiar as obras de contenção de cheias, especialmente da Região Metropolitana. São obras complexas, que levarão tempo para serem executadas e, portanto, essa governança é muito importante”, explicou Leite.
Também participaram do encontro, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o secretário de Comunicação da presidência da República, Paulo Pimenta; a secretária de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, Danielle Calazans; entre outros representantes das esferas estadual e federal.
Texto: Paulo César Pedroza - Ascom/Sedur
Edição: Aniuska Van Helden - Ascom/Sedur