Governo do Estado entrega laudos das residências das famílias acolhidas nos Centros Humanitários de Porto Alegre e Canoas

Os pareceres foram elaborados pela Sedur e constituem requisito para acesso a programas habitacionais do governo federal

Captura de tela 2024 10 02 144341
Os laudos são fundamentais para que as prefeituras garantam aos desabrigados acesso a programas habitacionais - Foto: Joel Vargas / GVG

Mais um passo importante para restabelecer condições adequadas de moradia à população atingida pelas enchentes foi dado nessa terça-feira (1º/10) pelo governo do Estado. Na ocasião, foram entregues 59 laudos das residências das famílias acolhidas nos Centros Humanitários de Acolhimento para as prefeituras de Porto Alegre e de Canoas. Os pareceres foram elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) com apoio técnico da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

As equipes técnicas avaliaram as condições de risco, bem como de inabitabilidade ou habitabilidade das casas atingidas pelas enchentes em abril e maio. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano em exercício, Tassiele Francescon, a emissão dos laudos é uma condição fundamental para que as gestões municipais garantam aos desabrigados acesso a programas habitacionais.

“O laudo técnico de engenharia é um elemento essencial e indispensável na elaboração do plano de trabalho, o qual poderá ser submetido ao governo federal, por meio das prefeituras, para a captação de recursos e a execução de novas moradias. Essa é uma das maneiras pelas quais a população nos centros humanitários poderá ter acesso a novas habitações” explicou Tassiele.

Conforme dados da Sedur, dos 59 laudos emitidos, 45 foram classificados na cor vermelha, indicando residência destruída; ou laranja, que significa a interdição definitiva. Desses, 13 são de Porto Alegre e 32 do município de Canoas. Os demais não evidenciaram risco declarado.

A partir da próxima semana, a Sedur irá divulgar um balanço com o total de laudos emitidos para todo o Estado, bem como os municípios beneficiados.

Texto: Paulo César Pedroza

Edição: Aniuska Van Helden