Metroplan participa de encontro para discutir soluções conjuntas para eventos climáticos extremos

WhatsApp Image 2024 05 29 at 15 46 14
Metroplan participa do encontro que conta com representantes da comunidade acadêmica da UCS e dos municípios da RMSG.

Com o objetivo de discutir os recentes eventos climáticos que afetaram o Estado e buscar soluções conjuntas para lidar com o atual cenário decorrente das enchentes, representantes da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), foram convidados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), nessa terça-feira (28/5), para participar de um encontro entre a comunidade acadêmica e os municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG). A equipe do escritório regional da Metroplan, em Caxias do Sul, assistiu às propostas de trabalho da universidade, como a criação da base de dados para o desenvolvimento de Cidades Resilientes e o Projeto ReNova Cidades.

Durante o evento, representantes dos municípios expuseram as suas dificuldades para resolver problemas locais ocasionados pela catástrofe climática, como reconstrução de pontes, imóveis, estradas vicinais e vias urbanas. A chefe de gabinete da RMSG, Glória Menegotto, ressaltou que a Sedur está com três editais de credenciamento abertos para contratação de engenheiros e arquitetos, que realizarão laudos técnicos essenciais aos municípios para a confecção dos planos de trabalho, instrumento indispensável no processo de solicitação de verbas junto aos governos estadual e federal.

Na ocasião, foi anunciado o fechamento de um acordo entre a UCS e a prefeitura de Caxias do Sul, para implantar o Mapeamento dos Indicadores de Resiliência do município.

O encontro contou também com a participação das cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos.

Edição: Aniuska Van Helden /Ascom Sedur