Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Início do conteúdo

Município de Agudo conta com cedência de máquinas do Estado para auxiliar nos trabalhos de reconstrução

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 05 at 11 58 18 (1)
No momento, há pelo menos cinco máquinas em campo na cidade. - Foto: Filipe Abilio

Como parte das ações de reconstrução do Estado, no âmbito do Plano Rio Grande, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) tem trabalhado em parceria com as prefeituras, a partir da cedência de máquinas, com o intuito de auxiliar em diversos serviços, como desobstrução de vias, troca de tubulações e construção de pontes. No município de Agudo, o trabalho vem sendo realizado há 10 dias, mostrando-se fundamental para restabelecer acessos e facilitar o deslocamento da população.

No momento, há pelo menos cinco máquinas em campo na cidade: uma patrola, uma escavadeira (draga), uma pá carregadeira e duas caçambas.

De acordo com o assessor de agricultura da Prefeitura de Agudo, Yitzhak Menegassi, o foco do trabalho tem sido a liberação de acessos às áreas rurais de plantio, bem como a troca de bueiros prejudicados pelas enchentes, e o aterramento nas cabeceiras de pontes. “A gente só tem a agradecer pelo apoio que a Sedur vem nos dando. Sem o suporte dessas máquinas, que se somam às nossas, o trabalho seria muito mais difícil. Depois das enchentes, o cenário por aqui estava complicado. Agora, aos poucos, o esforço da prefeitura se une ao empenho do governo do Estado, e juntos estamos avançando na reconstrução”, disse.

WhatsApp Image 2024 07 05 at 11 58 19 (2)
A Sedur destina servidores da secretaria para acompanhar o trabalho realizado junto à prefeitura.

Com a cedência de horas-máquina, a Sedur também se preocupa em destinar servidores da secretaria para acompanhar o trabalho junto à prefeitura, de modo a assegurar a execução dos serviços previamente contratados.

“Como mecanismo de transparência, nós acompanhamos os trabalhos e realizamos registros fotográficos com georreferenciamento, de modo a evidenciar que as máquinas estão trabalhando nos locais estabelecidos. A partir das coordenadas emitidas, é possível saber exatamente onde cada máquina está”, explicou o analista-administrador da Sedur, AlexandrePersch Reichelt, que acompanha os trabalhos junto ao diretor-adjunto da secretaria, Marlon Silva.

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua a partir de três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do Futuro.

Texto: Paulo César Pedroza – Ascom/Sedur

Edição: Aniuska Van Helden - Ascom/Sedur