Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Início do conteúdo

Reunião entre Sedur e Instituto Cidades Responsivas apresenta dados parciais do cadastro de imóveis atingidos pelas enchentes

Publicação:

WhatsApp Image 2024 08 01 at 14 01 46
Ferramenta digital desenvolvida pelo instituto é resultado de uma parceria com a Sedur. - Foto: Paulo César Pedroza

Na manhã desta quinta-feira (1º/8), membros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) receberam uma equipe do Instituto Cidades Responsivas, para apresentação parcial do levantamento realizado por meio da plataforma de “Cadastro de Imóveis Atingidos pelas Enchentes de Maio de 2024”. A ferramenta digital desenvolvida pelo instituto é resultado de uma parceria com a secretaria, firmada por meio de Termo de Cooperação Técnica. 

Durante o encontro, a equipe do Cidades Responsivas apresentou os dados parciais coletados através da plataforma, como o mapa das residências atingidas pelas enchentes em Porto Alegre e cidades da região metropolitana. O mapeamento, realizado por voluntários que se cadastraram na plataforma, permite indicar o nível de dano causado aos imóveis, identificando-os como residências impactadas, residências com danos aparentes ou residências destruídas.

WhatsApp Image 2024 08 01 at 14 02 22
Foram apresentadas informações sobre as residências atingidas pelas enchentes em Porto Alegre e cidades da região metropolitana - Foto: Paulo César Pedroza

De acordo com a diretora de Planejamento Urbano e Metropolitano da Sedur, Tassiele Francescon, os dados fornecidos pela plataforma auxiliam no direcionamento das ações de planejamento e reconstrução nas áreas atingidas.

“As informações coletadas pela plataforma nos trazem uma ideia importante dos danos causados aos imóveis atingidos, bem como uma dimensão visual do impacto causado, já que temos acesso aos mapas com as manchas de alagamento. Além disso, os voluntários enviam fotos do imóvel, com dados importantes, como a localização exata da residência e a altura em que a água chegou naquela área”, declarou Tassiele.

O chefe de gabinete da Sedur, Pietro Dalla Valentina, e os diretores Guilherme Santos, Willian Shumacher e Gustavo Zang participaram da reunião, que também contou com a participação de outros membros da Diretoria de Planejamento Urbano e Metropolitano (DPUM), como a arquiteta Isabel Thees e a administradora Michele De Godoy.

A diretora do Instituto Cidades Responsivas, a arquiteta Luciana Fonseca; o coordenador e geógrafo, Nicolas Zeferino; e o arquiteto e cientista de dados,  José Eduardo Moscon, foram responsáveis pela apresentação do levantamento parcial do instituto.

O Cadastro de Imóveis Atingidos pelas Enchentes de Maio de 2024 continua disponível para acesso a informações e cadastramento de novos voluntários. Para mais informações, acesse: https://www.responsivecities.com/sos-rs .

Texto: Paulo César Pedroza - Ascom/Sedur

Edição: Aniuska Van Helden - Ascom/Sedur



 

SEDUR