Sedur participa de seminário técnico voltado para ações de reconstrução no Vale do Taquari
Evento, realizado na Univates, contou com a presença de representantes OIM/ONU, CAOURB/MP-RS, CREA-RS e Defesa Civil
Publicação:
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) participaram, nesta segunda-feira (2/12), do seminário “Estudos Técnicos para Ações de Reconstrução dos municípios do Vale do Taquari”. O evento, promovido pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), em parceria com a Sedur, teve como objetivo apresentar e debater os estudos em andamento voltados à reconstrução e revisão do planejamento territorial dos municípios da região.
As atividades tiveram início às 9h e se estenderam até às 17h, com apresentação de estudos atuais realizados por distintas instituições, a fim de identificar temas em comum, afinidades e questões técnicas a serem alinhadas.
A diretora de Planejamento Urbano e Metropolitano da Sedur, Tassilele Francescon, apresentou as ações desenvolvidas pela secretaria, que estão voltadas para a recuperação do Vale do Taquari. Entre os projetos destacados estão os planos diretores de desenvolvimento urbano, elaborados em parceria com a Univates.
“A partir deste seminário conseguimos aproximar e unificar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos paralelamente às ações de planejamento urbano e territorial no Vale do Taquari, especialmente os Planos Diretores. A participação do Ministério Público regional e do CAOURB, assim como da ONU Migração validam os produtos que estão sendo executados pelo Estado do RS em parceria com a Univates”, destacou.
A programação incluiu também momentos de debates sobre temas transversais que buscaram analisar o estado da arte dos estudos técnico-científicos voltados à reconstrução e revisão do planejamento territorial dos municípios do Vale do Taquari no período pós desastres climáticos do segundo semestre de 2023.
Também participaram do evento, a gestora comercial e de relações institucionais da Univates, Cintia Agostini; os promotores de Justiça, Sérgio Diefenbach, do MP-RS; e Cláudio Ari de Mello, do CAOURS/MP-RS; os professores e profissionais da Univates que coordenam as equipes dos Planos Diretores, Jamile Weizenmann, Marcelo Heck e Izabele Colusso; além de representantes da Agência da ONU para as Migrações (OIM/ONU) e de outras entidades, como o Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) e a Defesa Civil.
Texto: Paulo César Pedroza / Ascom-Sedur
Edição: Felipe Fontoura / Ascom-Sedur