Travessia entre Rio Grande e São José do Norte será retomada na quarta (29)

Força-tarefa entre Metroplan/Sedur, empresas hidroviárias e prefeituras viabilizam passarelas em novos pontos de atracagem

WhatsApp Image 2024 05 27 at 20 06 27
A travessia por balsas será retomada nesta quarta-feira (29/5). - Foto: Metroplan

Após avaliação das condições de segurança e navegabilidade para realização da travessia por transporte hidroviário entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), anunciou que a travessia por balsas será retomada na quarta-feira (29/5).

A decisão foi tomada após a execução de uma força-tarefa realizada entre as prefeituras, a Metroplan, e as empresas EBR e Transnorte, que estão viabilizando passarelas em novos pontos de atracagem.

Desde o início das enchentes que afetaram o Estado, a Metroplan tem mantido contato constante com os Gabinete de Crise coordenados pela Defesa Civil, a Marinha do Brasil e demais forças de segurança, buscando avaliar as condições de retomada das operações de travessia.

De acordo com o diretor-superintendente da fundação, Francisco Hörbe, três variáveis foram consideradas fundamentais para viabilizar o retorno das atividades do transporte hidroviário: o ponto de atracação das embarcações no município de Rio Grande; o ponto de atracação em São José do Norte; e as condições de segurança e navegabilidade pelo canal.

Nenhum desses três elementos apresentaram condições favoráveis inicialmente. Por isso, nesta segunda-feira (27/5), a EBR e a Transnorte realizaram testes de aproximação e atracagem em novos locais. Nesta terça-feira (28/5), as empresas, em conjunto com a Marinha e suas equipes técnicas, estão realizando as sinalizações adequadas para operação.

As tabelas de serviço serão emitidas após a liberação pelos órgãos competentes.